Cervejaria assume que não é a melhor do mundo e coloca todas no divã
Durante os últimos 46 anos, a dinamarquesa Carlsberg se autodenominou "provavelmente a melhor cerveja do mundo". Isso é verdade? Nem mesmo a própria marca acredita.
Em uma ousada jogada de marketing, a empresa não só ouviu haters e divulgou as críticas – como já fizeram velhas conhecidas brazucas, como Skol -, como mudou o slogan para o exigente público britânico.
Veja também
- Marcas deverão falar exatamente o que colocam em suas cervejas
- Estudar cerveja não é só beber. Conheça cursos para entrar nesse mundo
- Gigante abre 1ª cervejaria do Brasil para quem batalha para viver da bebida
"Provavelmente não é a melhor cerveja do mundo. Então mudamos" foi o jeito de anunciar uma nova receita da puro malte Danish Pilsner – muito semelhante às American Lager, que até os dinamarqueses insistem em chamar de pilsen apesar de ter apenas 3,8% ABV, ser bem leve e clara. Ok.
O mais interessante, porém, não é a nova receita, mais refrescante e equilibrada, nem mesmo o novo slogan, mas o manifesto que "sem querer querendo" deixa muito cervejeiro no divã:
"Em algum momento, perdemos nosso rumo. Focamos em produzir quantidade, não qualidade. Nos tornamos uma das mais baratas, mas não das melhores".
Moral da história
Autocrítica cervejeira é uma análise importante para todo mundo que produz, do panelinha às gigantes do mercado. Para as enormes, não faltam recursos para aprimorar receitas e tentar manter a popularidade, mas… e para os outros?
Como disse Randy Mosher, para os caseiros e pequenas cervejarias, botar a cara nos concursos é essencial. Além disso, não é difícil encontrar profissionais qualificados para dar aquele toque que falta para sua receita ficar legal.
Gosto é gosto, claro, mas ouvir bebedores leigos e especializados – sim, os dois – pode dar uma boa ideia de que estilos escolher e como executar a receita para além do seu próprio paladar.
"Bombar no Insta" parece uma enorme besteira se você não tem a melhor cerveja do mundo ou se não está nem tentando produzi-la.
COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram, Facebook e até no Untappd.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.