Topo

Siga o Copo

Cervejaria assume que não é a melhor do mundo e coloca todas no divã

Juliana Simon

02/05/2019 08h40

Durante os últimos 46 anos, a dinamarquesa Carlsberg se autodenominou "provavelmente a melhor cerveja do mundo". Isso é verdade? Nem mesmo a própria marca acredita.

Em uma ousada jogada de marketing, a empresa não só ouviu haters e divulgou as críticas – como já fizeram velhas conhecidas brazucas, como Skol -, como mudou o slogan para o exigente público britânico.

Veja também

"Provavelmente não é a melhor cerveja do mundo. Então mudamos" foi o jeito de anunciar uma nova receita da puro malte Danish Pilsner – muito semelhante às American Lager, que até os dinamarqueses insistem em chamar de pilsen apesar de ter apenas 3,8% ABV, ser bem leve e clara. Ok.

O mais interessante, porém, não é a nova receita, mais refrescante e equilibrada, nem mesmo o novo slogan, mas o manifesto que "sem querer querendo" deixa muito cervejeiro no divã:

"Em algum momento, perdemos nosso rumo. Focamos em produzir quantidade, não qualidade. Nos tornamos uma das mais baratas, mas não das melhores".

Moral da história

Autocrítica cervejeira é uma análise importante para todo mundo que produz, do panelinha às gigantes do mercado. Para as enormes, não faltam recursos para aprimorar receitas e tentar manter a popularidade, mas… e para os outros?

Como disse Randy Mosher, para os caseiros e pequenas cervejarias, botar a cara nos concursos é essencial. Além disso, não é difícil encontrar profissionais qualificados para dar aquele toque que falta para sua receita ficar legal.

Gosto é gosto, claro, mas ouvir bebedores leigos e especializados – sim, os dois – pode dar uma boa ideia de que estilos escolher e como executar a receita para além do seu próprio paladar.

"Bombar no Insta" parece uma enorme besteira se você não tem a melhor cerveja do mundo ou se não está nem tentando produzi-la.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.