O que querem as cervejeiras - e não só no Dia da Mulher
Pergunte às cervejeiras: você já sofreu alguma discriminação, assédio ou qualquer abuso nesse círculo? Pode ter certeza que serão incontáveis histórias. Há menos de um mês, por exemplo, este blog contou um desses tristes episódios.
Hoje, em pleno Dia da Mulher, uma outra situação chega a chocar ainda que as mulheres boas de copo já tenham visto e vivido muita porcaria machista.
Veja também
- É o fim da "loira gelada"? Cervejarias "acordam" para o público feminino
- "A gente é a revolução": Mulheres contam como é trabalhar com cerveja
- Confraria feminina brasileira sai no "eixo do lúpulo" e vai ganhar o mundo
Um post do bar Cerveja a Granel de São Paulo dá um recado que demonstra o longo caminho a ser percorrido até nos gestos mais simples, como o de tomar sua cervejinha em paz, sem tretas, sem crises.
Bar é lugar de mulher (também)
Não, colega, a intenção em criar um ambiente da bebedeira inclusivo e confortável para todos não é empurrar nenhum homem das mesas, mas fazer com que mais mulheres participem e se sintam bem em um happy hour, degustação ou o que for.
E essa cultura de bar para todos é função desde o atendimento – que deve estar ciente que não existe "temos uma mais fraquinha pra patroa" – ao cliente, que deve ter o mínimo de zelo pelo espaço que ocupa e que divide.
Não, não queremos pagar menos
Promoção é legal, promoção é bacana. Mas o Cerveja a Granel levantou uma questão relevante: desconto é a homenagem que queremos no Dia da Mulher? Ou aquela apresentação de "olha como a gente tem mulher aqui" só nesse dia do ano?
Parece que em tempos de mais voz – e consequentemente mais oposição – pelos direitos das mulheres a necessidade é outra. Por que não um tap takeover (quando o bar tem todas as torneiras com uma cervejaria, um estilo, um tema) de produções femininas? Ou uma aula de história da cerveja e como ela está atrelada ao universo feminino?
Por Ninkasi e Hildegard, o Dia da Mulher (e os outros 364 dias do ano) merecem um tanto mais de reflexão, respeito e criatividade.
COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram, Facebook e até no Untappd.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.