Topo

Siga o Copo

A história da IPA que todo mundo conhece pode ser mentirosa

Juliana Simon

19/06/2019 10h11

(Crédito: Thorn Brewing)

Para os apaixonados por cerveja, além do copo, o que fala forte ao coração são as histórias sobre a bebida. Uma das mais alardeadas por aí, talvez pela popularidade do estilo, é a da origem da India Pale Ale, a famosa IPA – "ipinha" para os íntimos.

Está na ponta da língua de sommeliers (formados ou pretensos) e muitos comentaristas de plantão por esse mundão da internet: era um problema levar as cervejas britânicas para a colônia Índia (daí o nome da criação final), já que elas não conseguiriam resistir aos seis meses de viagem com frescor.

Veja também

Eis que meados de 1780, um cervejeiro londrino chamado George Hodgson, da Bow Brewery, teria inventado uma cerveja com mais lúpulo e mais alcoólica, que "envelheceria" com qualidade nos barris. Com o tempo a receita ficou mais clara e refrescante para agradar quem estivesse no calorão do país asiático.

Quase 200 anos depois, cervejeiros norte-americanos redescobriram o estilo, colocaram seus potentes lúpulos na receita e o resto é história…

Porém (ah, porém)…

A trama é muito bonitinha e didática, mas não há evidências de que seja verdadeira. Muito pelo contrário: as pale ales já seriam exportadas para a Índia pelo menos cem anos antes da cerveja mais lupulada de Hodgson e já em 1760 entendia-se que era bom negócio colocar mais lúpulo na receita exportada para países quentes.

Reza a lenda que a proximidade da Bow dos navios que iam para as colônias deu uma enorme vantagem às brassagens de Hodgson e seu filho em detrimento das potentes stouts de Burton on Trent – berço da escola inglesa de cerveja.

Na época, as IPAs não eram tão fortes e continham, no máximo 6,5% ABV (hoje podem chegar a até 7,5%). Também não eram bombas de lúpulo como as que a gente conhece hoje.

Dizem que a IPA era um pedido de soldados e civis britânico residentes da Índia que não conseguiam tomar nada mais potente, mas as exportações da época e de anos depois indicam que quem estava fora preferia mesmo a boa e velha porter com "gostinho de casa" – estilo que Hodgson exportava junto com as "pale ales".

Nem mesmo a Bow Brewery, ou Hodgson, cravaram a bandeira em cima do nome East India Pale Ale e foi só em 1869 que a lenda ganhou força com um jornalista chamado William Molyneaux, que disse que a "opinião popular" acreditava no pioneirismo da IPA nesta cervejaria média de Londres.

Então de onde veio a IPA?

Menos que a criação de uma pessoa só, o palpite é que as pale ales inglesas com mais lúpulo foram se desenvolvendo em brassagens de muitos outros produtores da época e muito "ao gosto do freguês". Então cravar uma paternidade é, no máximo, uma ótima narrativa para inspirar qualquer marqueteiro das cervejas.

P.S1: Para essa e outras quedas de mitos cervejeiros, vale vasculhar o blog do jornalista britânico Martyn Cornell, Zythophile – que quer dizer "amor pela cerveja" <3

PS 2: A ideia desse texto veio de um leitor que me questionou sobre a história das IPAs no Facebook: sua pergunta pode ser a mesma do coleguinha. Não hesitem em mandar dúvidas, ideias, ok? OK 🙂

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.