Topo

Siga o Copo

Hoje é Dia Internacional da Cerveja… e daí?

Juliana Simon

03/08/2018 08h22

Então é o Dia Internacional da Cerveja… e o que você fez? Pra começar, a data não surgiu do nada, nem remete a dias santos ou coisa do tipo. A comemoração nasceu como muita coisa no universo cervejeiro: paixão.

Em 2007, um grupo de amigos da Califórnia (EUA) estabeleceu que esse seria o dia para celebrar a degustação de boas cervejas em ótima companhia. Desde então, toda primeira sexta-feira de agosto, a bebida é celebrada pelo mundo.Em 2018, essa gloriosa data caiu hoje, dia 3.

Segundo a organização "oficial" do International Beer Day – como se fosse possível controlar um mundo de apaixonados por cerveja – a escolha tem motivo: calor no hemisfério norte e distância de outras datas cervejeiras – como Oktoberfest, em outubro, e Dia de São Patrício, em março.

Mas e aqui abaixo da linha do Equador… pra que serve?

A desculpa dos amigos do norte não cola muito aqui: estamos no inverno e não somos assim tão agarrados nas tradicionais festas cervejeiras.

Se um dia a data vai colar, como Dia dos Namorados, das Mães, dos Pais, da Criança…não sabemos, mas a verdade verdadeira é que para o cervejeiro, o dia da cerveja é… qualquer dia :).

Já se você não gosta de cerveja…

Graças a Ninkasi, Santa Hildegarda e Santo Arnulfo, esse blog recebe umas olhadas, alguns comentários e até algum carinho de quem nem gosta da bebida, está curioso, mas ainda não tomou coragem de se aventurar muito além das populares American Lager.

Numa rápida enquete no Facebook e Instagram do blog, perguntamos o que dizer para alguém que não gosta de cerveja.

Uns dão umas xingadinhas, outros acreditam que é só gosto e acabou, mas a grande maioria – com apoio total da blogueira que…vos…fala 🙂 – acha que todo mundo tem uma cerveja ideal para o paladar e uma real legião de sommeliers, mestres-cervejeiros e entusiastas vão fazer de tudo para que cada um descubra aquele estilo perfeito.

Leve, densa, clara, escura, amarga, doce, ácida, salgada, sem álcool, com muito álcool, cara, barata, nacional, importada… não é você que não gosta de cerveja, meu amigo. É seu copo que ainda não recebeu aquela cerveja sob medida.

A gente quer mais é que no dia 2 de agosto de 2019 – o próximo Dia Internacional da Cerveja – você, que AINDA não ama a bebida, esteja devidamente conquistado e não largue o gosto por ela nunca mais.

Quer acompanhar tudo sobre este blog e o mundo das cervejas? Segue a gente no Instagram (@sigaocopo), Facebook e Untappd

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.