Com mais de 20 novos rótulos na pandemia, cervejaria inova e anima mercado
Entre pessimistas e resilientes, tem quem enxergue este momento pandêmico com um tanto mais de otimismo – e sabor. Foi com enorme surpresa que, nestes looongos meses de isolamento, vimos chegar ao mercado cervejeiro não uma, nem duas, mas mais de 20 criações da UX Brew – um dos braços da StartUp Brewing Co, de Itupeva (SP).
Em papo com Siga o Copo, os sócios André Kunrarth e André Franken revelam que de um cenário de crise surge inovação, muita inovação.
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Diante das promoções de outras cervejarias e das fábricas paradas, com menos produtos no mercado, ao lado do novo comportamento dos consumidores – em casa e com mais tempo – a ideia foi entregar cervejas como uma experiência.
"A intenção é trazer mais entretenimento, questionamentos, sabores diferentes dos que estamos acostumados. Neste momento, acreditamos que a criatividade ajuda a espairecer os momentos mais carregados."
Dessa vontade de inspirar surgiu, por exemplo, a linha da "Quarantine#", que já conta com quatro rótulos. "Quando acabar esse período, acaba essa linha. E assim seguimos, olhando as situações e inventando novas cervejas", garante a dupla, que quer mais é olhar pra frente.
Ousadia cervejeira
Além de estar se saindo bem, como poucos, a cervejaria tem deixado marcas nas boquinhas cervejeiras: não tem como ignorar a variedade e ousadia de estilos. Surgiram equilibradas NEIPAs (não sabe o que é? Vê aqui) com aveia, suaves Sours com frutas diversas, RIS inesquecível (NUTS!!!!!) e até coisas "de outro mundo", como Pastry Sour IPA.
"Por que não sair da linha? Que linha é essa?", questionam os Andrés, que filosofam:
"Observamos que existem os nichos em várias ondas, a dos beergeeks, a dos beerlovers, a dos entusiastas, a da moda, a do tradicional. O que querem esses consumidores? Será que a responsabilidade é do bebedor de cerveja, é ele quem precisa procurar por algo novo? Ou das cervejarias e mercado de serviço, em apresentar essas tendências, criando ou trazendo de outros universos, da tecnologia a gastronomia?".
O movimento, garantem, é sempre apresentar uma cerveja melhor do que a anterior. E de quebra "roubar" apreciadores de outras bebidas.
"Aumentar a curiosidade de alguém que bebe vinho e curtiu uma cerveja leve e frisante com uva verde. Ou então consumidores da terceira onda do café, que gostam da presença de sabores tostados e com notas de café e cacau".
Lúpulo tem mais de uma vida
Nem só de (muitos) lançamentos vive o burburinho sobre a cervejaria.
Sob o projeto Trub Session, estão sendo desenvolvidos rótulos que fazem uso do reaproveitamento de lúpulo – Trub Session #1 (Session NEIPA) e Trub Session #2 (Juicy IPA), da UX Brew, e na Session IPA, da Unicorn.
A técnica consiste em retirar os lúpulos que foram usados no processo de dryhopping de uma cerveja muito lupulada. A massa vegetal, que ainda concentra de alta carga de aroma, é reutilizada em uma segunda receita que precisa de menor carga de lúpulo.
"Agora é trabalhar para levar essa técnica para outras cervejas na fábrica e até outras cervejarias. Não guardamos segredos"
Meninas dos olhos
Entre tantas novidades, algumas produções se destacam nas panelas e corações do sócios: a Lunar Eclipse, que ganhou medalha ainda este ano no Festival Brasileiro, e a linha de Russian Imperial Stout que surgiu com ela. As Nuts!!!!!, West Trends, Acid Rain Uva Verde e a Trub Sessions também surgem como as novas queridinhas.
E quais estilos pretendem experimentar no futuro? "Ainda vamos descobrir e estamos animados com as possibilidades".
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