Topo

Siga o Copo

Pode tomar vinho no copo americano? Sirva sem erros - ou afetação

Juliana Simon

29/05/2019 11h25

O vinho pode ser símbolo de sofisticação e de lugares finos para muita gente, mas cada vez mais a bebida entra em casa para fazer a alegria de amigos, casais ou só para um – bem ao momento "ah, eu mereço".

A ideia de não "fazer feio", porém, colocou inúmeras regrinhas entre a garrafa e o gole mesmo para os mais descontraídos. Onde tomar? Como servir? E se eu não tiver o aparato enólogo todo em casa?

Veja também

Para ajudar a tranquilizar os bebedores, a sommelière da Wine.com.br, Ana Cristina Fulgêncio, compartilhou valiosas dicas para curtir o vinho e só esquentar a goela e o coração, mas não a cabeça.

Por que a taça ajuda?

O bojo permite que o vinho seja girado, interaja com o oxigênio, libere aromas e deixe a bebida mais agradável ao paladar.

Vidro, metal ou plástico?

O ideal mesmo é cristal (leve, translúcido), mas vidro é a escolha mais certeira para realmente degustar a bebida.

"O plástico pode ter algum cheiro que interfira nas sensações de aromas e sabores. O metal, por sua vez, não é translúcido e atrapalha ao analisar o visual da bebida e avaliar se tem alguma turbidez, por exemplo", diz Ana

Na falta de uma taça, é pecado recorrer a um copo normal mesmo?

Não, se o objetivo é curtir o vinho sem grandes formalidades ou não sendo uma degustação técnica, pode tranquilamente recorrer a um copo qualquer.

Existe taça ideal para cada tipo de vinho?

Sim 😉 Anote aí.

Vinhos tintos: taças com bojo maior (como a Bordeaux e Borgonha), para terem mais espaço para respirar e apresentar a complexidade de aromas e sabores.

Bordeaux: a borda mais fechada concentra aromas e o bojo comprido favorece a degustação de tintos produzidos com Cabernet Sauvignon, Merlot e outras castas típicas da região francesa;

Taça Bordeaux

Borgonha: o bojo ainda mais largo facilita a aeração do vinho, permitindo maior oxigenação e valoriza o caráter concentrado e complexo de vinhos elaborados, principalmente, com a Pinot Noir e outras variedades tintas igualmente delicadas.

Taça Borgonha

Vinhos brancos e rosés: Como são servidos em temperatura mais baixa, o bojo da taça deve ser menor e a haste um pouco mais longa para trocar menos calor com o ambiente.

Taça para vinho branco

Espumantes: o formato Flûte (flauta, em francês) permite observar as bolhas (a perlage), um dos indicadores de qualidade desse tipo de vinho. A forma alongada também ajuda a dar ênfase à efervescência e aos aromas da bebida.

Taça flute

Vinhos de sobremesa: os copos menores são ideais para servir a bebida mais intensa e concentrada.

Taça para vinhos de sobremesa

A polêmica taça ISO

Com formato menor e vidro incolor, a taça ISO (International Standards Organization), criada em 1970, serve para todos os tipos de vinho. É largamente utilizado em degustações técnicas, mas ainda é o horror dos puristas.

Hora do banho

Seja taça ou copo, o importante é estar limpinho e pecar nisso, além de mico, pode estragar o vinho. Por isso: não lavarás com sabão ou detergente com cheiro, que pode ficar impregnado na taça; enxaguarás bastante para tirar bem esse sabão e não secarás com panos que tenham algum cheiro.

Mesa em ordem

Você separou as taças ou copos bem limpinhos e não quer deixar as gotas de lembrança na mesa ou toalha? Conheça o corta-gotas, seu amigo.

São três modelos básicos:

1 – É só dobrar e encaixar no bico da garrafa e depois que usar é só lavar

2- Esse da foto abaixo é um corta-gotas externo. Para utilizar essa opção, basta prendê-la ao gargalo de modo que fique bem firme e sem espaço para os pingos passarem.

3- Outro exemplo de corta-gotas que encaixa no bico da garrafa.

 

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.