Topo

Siga o Copo

Clara de ovo no drinque: não torça o nariz antes de provar

Juliana Simon

19/02/2019 11h30

Brave Heart (Foto: Tadeu Brunelli)

Para quem não domina o mundo das coqueteleiras, um ingrediente sutil no drinque pode causar estranhamento. Você sabe que tem muita receita que leva clara de ovo?

Para contar os segredos dessa mistura, o Siga o Copo bateu um papo com Alexandre Clement, mixologista do Isola JK (São Paulo), que admite que o público leigo ainda torce o nariz para a clara.

Veja também

"Sempre ficam na dúvida pensando se é bom ou não, mas quando experimentam a primeira reação é dizer 'Nossa! Não tem nem cheiro de ovo!'"

Se prepare…
…que um dia ela chega ao seu copo

A clara de ovo não é exatamente novidade e já fazia parte de drinques clássicos, como Pisco sour e Whisky sour. Mas de uns tempos para cá, tem agradado cada vez mais quem faz as misturas e feito sucesso entre consumidores que adoram uma novidade.

Alexandre, por exemplo, aceitou o desafio de criar uma série de drinques e um deles – o Brave Heart (receita lá embaixo do post) – leva a bendita clara.

Para que serve?

Para os mixologistas, o ingrediente possibilita mais consistência ao drinque e também permite "brincar" com a decoração, usando-o em forma de espuma.

Para os bebedores, Alexandre jura que é uma experiência diferente, que vale provar. Na boca a clara dá uma cremosidade maior.

Se sua preocupação é o cheiro, os mixologistas têm truque na manga: o uso do aroma da casca do limão siciliano, por exemplo, "mascara" qualquer outro que possa incomodar.

Ficou curioso?

Teste esta receita em casa:

Brave Heart

Ingredientes:

– 60 ml de Whisky

– 20 ml de Aperol

– 20 ml de limão siciliano

– 10 g de açúcar

– 1 clara de ovo

Modo de preparo: Acrescente todos os ingredientes na coqueteleira, incluindo o gelo, e bata por 7 segundos. Faça dupla coagem e sirva – Dica: Cuidado com o tempo que estiver batendo o drinque para que o gelo não derreta e interfira no sabor.

Copo: Taça Coupe

Decoração: Cascas cítricas

Tempo de preparo: 3 a 5 minutos

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.