Topo

Siga o Copo

Reino Unido descobre sua primeira cerveja e ela tem mais de 2,4 mil anos

Juliana Simon

31/01/2019 09h32

Em uma informação fresquinha, revelada nesta quarta (30), arqueologistas descobriram o que seria a primeira cerveja do Reino Unido. A notícia vem poucos meses depois de terem encontrado a cervejaria mais antiga do mundo até agora, em Israel, e que data de 13 mil anos.

Segundo a estudiosa Lara Gonzalez Carretero, os resíduos que datariam da Era do Ferro (cerca de 400 anos A.C) foram encontrados na região de Cambridgeshire ao lado de outros que poderiam ser da produção de pão.

Veja também

Há quase 9 mil pequenas evidências espalhadas pela região e já dão uma ideia do que faziam, do que se alimentavam e O QUE BEBIAM os britânicos da época.

Não parece cerveja, mas revela o que seria a primeira delas no Reino Unido

O curioso é saber o que demonstra que era cerveja sendo produzida no local: bolhas! Segundo Lara, é o que demonstra fermentação da mostura da época.

A má notícia é que, por enquanto, é impossível saber o estilo que saía da brasagem. Levando em conta que lúpulo ainda não tinha sido descoberto na época, ao que tudo indica a cerveja era uma mistura de grãos e ervas. Gostoso, será?

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.