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Marcas deverão falar exatamente o que colocam em suas cervejas

Juliana Simon

2016-11-20T18:13:57

16/11/2018 13h57

Tá no Diário Oficial da União de hoje (16 de novembro):

"Fica estabelecida a obrigatoriedade de constar, de modo claro, preciso e ostensivo, na rotulagem de cervejas, as informações que indiquem os ingredientes que compõem o produto, substituindo as expressões genéricas "cereais não malteados ou maltados" pela especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas efetivamente utilizados como adjunto cervejeiro, na forma desta Instrução Normativa".

O que isso muda para você, caro bebedor? Muita coisa. Além de ter o direito básico de saber o que está tomando, tem uma enorme chance de saber mais das possibilidades da cerveja. Esclarecer o que se toma é nada mais que direito e o governo FINALMENTE cravar essa obrigação é nada mais que um enorme passo também em direção ao conhecimento cervejeiro. Cada vez mais consumidores poderão saber seus gostos e questionar o motivo deste ou daquele ingrediente.

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Somado a isso, mais uma chance da queda de preconceitos em relação aos tais "cereais não-maltados", como "arroz, trigo, milho, aveia, triticale, centeio, sorgo, dentre outros".

E que não se atire todas as pedras nas grandes cervejarias por não revelar aos seus consumidores tim-tim por tim-tim de seus ingredientes, nem coloque essa responsabilidade sobre nas gigantescas.

As artesanais entram na dança da revelação e não vale esconder a cabeça no buraco quando alguém perguntar o que é o famigerado "mimimilho". Também é uma obrigação moral de cada cervejeiro falar sem mitos sobre os ingredientes até agora "quase secretos" para um público cada vez mais informado e atento.

Ponto para o Brasil. Até que enfim.

 

A regrinha em sua íntegra está aqui e muito fácil de ser entendida. As empresas terão prazo de um ano para se adequar às novas regras previstas na instrução do Mapa.

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Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista da Universa, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

Representando quase metade do mercado consumidor da cerveja, as mulheres estão conquistando espaços inéditos neste mundo. Seja como mestres cervejeiras, sommelières, “confrades” ou apaixonadas pela bebida mais popular do Brasil e do mundo. É o espaço para dicas, novidades, provocações e reportagens descontraídas para quem já adora ou quer saber mais sobre este universo.