Lá vem o lúpulo de novo: temperinho agora chega em forma de café
Se achou que lúpulo não ia ser mais tema de post por aqui, ACHOU ERRADO 🙂
Depois da cerveja, água, kombuchá, até mesmo o café já caiu de amores pelo "temperinho". A novidade vem direto de Curitiba: o barista Marcelo Franck, da Franck's Ultra Coffee, desenvolveu uma linha de cafés lupulados.
"A ideia surgiu quando estava fazendo cerveja em casa. O aroma frutado dos lúpulos nobres era tão agradável e intenso que pareceu relativamente fácil transferir essas características para os grãos de café", diz Marcelo.
Veja também
- Nova Zelândia já tem lúpulo poderoso – mas quer virar potência
- Lúpulo merece sua atenção – e um textão – parte 1
- Ainda não se apaixonou pelo lúpulo? Então vem cá um minutinho
Os grãos da linha são infusionados a seco com lúpulo Centennial em flor. O processo é realizado antes e depois da fase de torra. O resultado é uma bebida com aroma e sabor com traços florais e cítricos (que lembram limão e tangerina). "Já utilizamos outros tipos de lúpulos nobres, porém para produção com maior consistência a disponibilidade do Centennial acaba sendo uma das melhores opções", explica o barista.
Prepare seu copo. Digo, xícara
Segundo Marcelo, o café lupulado não está restrito a momentos gourmet. "Ele pode ser consumido no dia a dia, principalmente em métodos coados. Não recomendamos expresso ou aeropress devido a extração exagerada dos óleos da lupulina", indica.
Para harmonizar, nada como um queijinho de variedades mais suaves e amanteigadas como queijo cottage, brie ou camembert.
Café cervejeiro
Estilos de cerveja, como Porter e Stout são frequentemente comparados com café por contarem com malte de tosta intensa. Enquanto o primeiro deve lembrar um café coado, o segundo puxa mais para a intensidade de um expresso. A referência com o café lupulado, portanto, é inevitável e Marcelo conta como ele pode ficar ainda mais próximo de uma cerveja: "A semelhança se aproxima especialmente se for feito uma extração do tipo cold brew com moagem bem grossa", diz.
Se quiser tentar em casa, o barista entrega uma receita de café gelado: 100g de moagem super grossa para 1L de água, 4h de extração em temperatura ambiente e 10h de geladeira. Depois filtrar retirando com uma concha por cima, não mexer o café decantado e descartar o que ficou no fundo.
Onde encontrar
Espresso Station (Avenida Anita Garibaldi, nº 775, no bairro Ahú) ou pela linha via e-commerce da marca (www.fuc.com.br), com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. O pacote de 250g é comercializado por R$ 45.
COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram, Facebook e até no Untappd.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.