menu
Topo
Siga o Copo

Siga o Copo

Independente e organizado por cervejeira, festival artesanal faz 7 anos

Juliana Simon

10/10/2018 08h24

(Crédito: Divulgação)

Em temporada de Oktoberfests pelo mundo, há quem prefira a liberdade de fazer, vender e beber cerveja sem marcas gigantes por trás. E, na batalha, algumas iniciativas dão bem certo. A fundadora do Encontro Cerveja Artesanal Brasil, Lisa Torrano, conta ao Siga o Copo como deu início e, pelo 7º ano, levanta o maior e único festival independente de artesanais do Brasil.

Veja também

Foi em 2005 que ela conheceu o mundo além das "mainstream" e pensou a primeira edição do evento. Desde então, Lisa viu evolução: "Avançamos muito em termos de quantidade de cervejas oferecidas" – somente neste ano 25 cervejarias brasileiras estarão no festival e a lista completa sai no Facebook oficial do evento.

Luta cervejeira

A cervejeira, porém, não nega problemas que atrapalham o avanço das artesanais no mercado: "Há uma carência muito grande em relação à profissionalização da logística, da aproximação com nosso público e educação sobre a importância de consumir local", afirma.

"Muitos profissionais da área ainda ficam em cima do muro quando se tem que falar da concorrência de artesanais x comerciais e isso prejudica demais pois não temos uma filosofia clara de apoio às pequenas cervejarias (por parte do governo e mesmo dos formadores de opinião)", diz.

O que faz continuar

Aproximar o público consumidor do pequeno produtor e a comunidade cervejeira – além de celebrar a bebida – é o que faz Lisa e as cervejarias presentes se reunirem todos os anos.

"Não temos correntes em nossos pés, e continuaremos lutando em defesa do pequeno produtor de cervejas artesanais com muito orgulho", comemora.

A mulher na cerveja (e no churrasco)

(Crédito: Gabriel Cardoso/SBT)

Comandante do bar Cerveja Artesanal São Paulo, Lisa defende o papel feminino no crescimento do mercado: "Elas chegam com uma sofisticação da visão do mercado que permite atingir cada vez mais o nosso público consumidor, além é claro, de colaborar imensamente na área de criatividade do setor".

Neste ano, Lisa também está de olho na gastronomia e é participante do novo reality B.B.Q. Brasil do SBT, a primeira competição de churrasqueiros da TV aberta brasileira.

Serviço:
Encontro Cerveja Artesanal Brasil
Preço: A partir de R$ 155/ pessoa.
Data do evento: Sábado – 20/10 – das 16h às 22h
Onde: Centro de Eventos São Luís – Rua Luís Coelho, 323, Consolação – São Paulo, SP
Para mais informações: www.sympla.com.br/ecab

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista da Universa, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

Representando quase metade do mercado consumidor da cerveja, as mulheres estão conquistando espaços inéditos neste mundo. Seja como mestres cervejeiras, sommelières, “confrades” ou apaixonadas pela bebida mais popular do Brasil e do mundo. É o espaço para dicas, novidades, provocações e reportagens descontraídas para quem já adora ou quer saber mais sobre este universo.