Topo

Siga o Copo

Independente e organizado por cervejeira, festival artesanal faz 7 anos

Juliana Simon

10/10/2018 08h24

(Crédito: Divulgação)

Em temporada de Oktoberfests pelo mundo, há quem prefira a liberdade de fazer, vender e beber cerveja sem marcas gigantes por trás. E, na batalha, algumas iniciativas dão bem certo. A fundadora do Encontro Cerveja Artesanal Brasil, Lisa Torrano, conta ao Siga o Copo como deu início e, pelo 7º ano, levanta o maior e único festival independente de artesanais do Brasil.

Veja também

Foi em 2005 que ela conheceu o mundo além das "mainstream" e pensou a primeira edição do evento. Desde então, Lisa viu evolução: "Avançamos muito em termos de quantidade de cervejas oferecidas" – somente neste ano 25 cervejarias brasileiras estarão no festival e a lista completa sai no Facebook oficial do evento.

Luta cervejeira

A cervejeira, porém, não nega problemas que atrapalham o avanço das artesanais no mercado: "Há uma carência muito grande em relação à profissionalização da logística, da aproximação com nosso público e educação sobre a importância de consumir local", afirma.

"Muitos profissionais da área ainda ficam em cima do muro quando se tem que falar da concorrência de artesanais x comerciais e isso prejudica demais pois não temos uma filosofia clara de apoio às pequenas cervejarias (por parte do governo e mesmo dos formadores de opinião)", diz.

O que faz continuar

Aproximar o público consumidor do pequeno produtor e a comunidade cervejeira – além de celebrar a bebida – é o que faz Lisa e as cervejarias presentes se reunirem todos os anos.

"Não temos correntes em nossos pés, e continuaremos lutando em defesa do pequeno produtor de cervejas artesanais com muito orgulho", comemora.

A mulher na cerveja (e no churrasco)

(Crédito: Gabriel Cardoso/SBT)

Comandante do bar Cerveja Artesanal São Paulo, Lisa defende o papel feminino no crescimento do mercado: "Elas chegam com uma sofisticação da visão do mercado que permite atingir cada vez mais o nosso público consumidor, além é claro, de colaborar imensamente na área de criatividade do setor".

Neste ano, Lisa também está de olho na gastronomia e é participante do novo reality B.B.Q. Brasil do SBT, a primeira competição de churrasqueiros da TV aberta brasileira.

Serviço:
Encontro Cerveja Artesanal Brasil
Preço: A partir de R$ 155/ pessoa.
Data do evento: Sábado – 20/10 – das 16h às 22h
Onde: Centro de Eventos São Luís – Rua Luís Coelho, 323, Consolação – São Paulo, SP
Para mais informações: www.sympla.com.br/ecab

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.