Topo

Siga o Copo

Lá vem o lúpulo de novo: temperinho agora chega em forma de café

Juliana Simon

07/11/2018 08h39

Se achou que lúpulo não ia ser mais tema de post por aqui, ACHOU ERRADO 🙂

Depois da cerveja, água, kombuchá, até mesmo o café já caiu de amores pelo "temperinho". A novidade vem direto de Curitiba: o barista Marcelo Franck, da Franck's Ultra Coffee, desenvolveu uma linha de cafés lupulados.

(Crédito: Andrei Pacher)

"A ideia surgiu quando estava fazendo cerveja em casa. O aroma frutado dos lúpulos nobres era tão agradável e intenso que pareceu relativamente fácil transferir essas características para os grãos de café", diz Marcelo.

Veja também

Os grãos da linha são infusionados a seco com lúpulo Centennial em flor. O processo é realizado antes e depois da fase de torra. O resultado é uma bebida com aroma e sabor com traços florais e cítricos (que lembram limão e tangerina). "Já utilizamos outros tipos de lúpulos nobres, porém para produção com maior consistência a disponibilidade do Centennial acaba sendo uma das melhores opções", explica o barista.

Prepare seu copo. Digo, xícara

Segundo Marcelo, o café lupulado não está restrito a momentos gourmet. "Ele pode ser consumido no dia a dia, principalmente em métodos coados. Não recomendamos expresso ou aeropress devido a extração exagerada dos óleos da lupulina", indica.

Para harmonizar, nada como um queijinho de variedades mais suaves e amanteigadas como queijo cottage, brie ou camembert.

(Crédito: Andrei Pacher)

Café cervejeiro

Estilos de cerveja, como Porter e Stout são frequentemente comparados com café por contarem com malte de tosta intensa. Enquanto o primeiro deve lembrar um café coado, o segundo puxa mais para a intensidade de um expresso. A referência com o café lupulado, portanto, é inevitável e Marcelo conta como ele pode ficar ainda mais próximo de uma cerveja: "A semelhança se aproxima especialmente se for feito uma extração do tipo cold brew com moagem bem grossa", diz.

(Crédito: Andrei Pacher)

Se quiser tentar em casa, o barista entrega uma receita de café gelado: 100g de moagem super grossa para 1L de água, 4h de extração em temperatura ambiente e 10h de geladeira. Depois filtrar retirando com uma concha por cima, não mexer o café decantado e descartar o que ficou no fundo.

(Crédito: Andrei Pacher)

Onde encontrar

Espresso Station (Avenida Anita Garibaldi, nº 775, no bairro Ahú) ou pela linha via e-commerce da marca (www.fuc.com.br), com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. O pacote de 250g é comercializado por R$ 45.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.