Siga o copo


menu
Topo
Siga o Copo

Siga o Copo

Cerveja com “fada verde”? Absinto inspira sabor de nova IPA

Juliana Simon

2011-03-20T19:11:07

11/03/2019 11h07

Camisa de força veste a IPA LOKA, última criação da Way com um toque do icônico absinto

Uma das bebidas mais lendárias da história acaba de entrar com um pezinho nas cervejas nacionais. A curitibana Way Beer, mais uma potência da criatividade cervejeira por aqui – foi lá na boemia dos séculos 19 e início do 20 para criar uma India Pale Ale com toque do polêmico absinto.

É a losna (ou Artemisia Absinthium), que serve como base do destilado conhecido como "fada verde", que dá o amargor peculiar à IPA LOKA – nome propício uma vez que a "bebida-inspiradora" foi a perdição de viagens lisérgicas de grandes mentes como Aleister Crowley, Ernest Hemingway, Baudelaire, Rimbaud, Van Gogh, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe.

Veja também

Só em 1912, a França produziu 220 milhões de litros de absinto. Bebia-se tanto que a hora do consumo foi apelidada de "hora verde", entre 17h e 19h. Anos depois, foi proibida a venda da bebida em boa parte do mundo. E foi essa história e o sabor peculiar da erva que inspiraram Alessandro Oliveira, mestre cervejeiro da Way.

É cerveja de absinto?

Não. E sorte nossa, cervejeiro. Enquanto o destilado tem teor alcoólico entre 56% e 70% (!), a prima maltada é bem mais singela nesse quesito (6,6%).

Para quem estiver curioso para a mistura entre as bebidas, a L'or Special Drinks da República Tcheca fez uma Absinth Beer. Pelo Rate Beer, parece que a combinação não fez lá muito sucesso.

E o que a IPA LOKA tem?

O perfil sensorial da Artemisia é um amargor levemente adstringente na boca e no aroma um herbal que lembra muito camomila e chá verde. Tudo muito fresco, que combinou muito bem com o aroma de lúpulo.

Bebedores verão fadas verdes?

Alessandro explica que no processo de produção não há extração de tujona – o composto químico que provoca as alucinações do absinto -.

"Quanto aos bebedores verem fadas verdes, iremos acompanhar atentamente os relatos HAHAHAHA", alerta Alessandro.

Onde provar?

Inicialmente, a IPA LOKA está disponível em chope na região de Curitiba. A partir de 25 de março, as garrafas chegam aos pontos de venda cervejeiros pelo Brasil por R$ 10,20 (355ml) e R$ 12,80 (600ml). Mais informações pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

*Este blog sai para merecidas férias até o final de abril <3

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista da Universa, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

Representando quase metade do mercado consumidor da cerveja, as mulheres estão conquistando espaços inéditos neste mundo. Seja como mestres cervejeiras, sommelières, “confrades” ou apaixonadas pela bebida mais popular do Brasil e do mundo. É o espaço para dicas, novidades, provocações e reportagens descontraídas para quem já adora ou quer saber mais sobre este universo.