Topo

Siga o Copo

Brexit pode afetar a cerveja símbolo da Irlanda (e chegar ao seu copo)

Juliana Simon

09/11/2018 16h07

Deu na AFP: a saída do Reino Unido da União Europeia – o famoso Brexit – pode melar a vida da cerveja mais querida da Irlanda: a Guinness.

Produzida desde 1778 na cervejaria St James Gate de Dublin, ela é engarrafada e embalada em Belfast (Irlanda do Norte) e depois volta à Irlanda para exportação por via marítima. Patricia Callan, diretora da Federação de Bebidas Alcoólicas da Irlanda, conta que a ilha toda trabalha junto para levar a tradição para o resto do mundo.

Ainda que Reino Unido e a União Europeia se comprometeram a não instalar nenhuma estrutura física que afeta o cruzamento da fronteira após o Brexit, que vai acontecer em 29 de março, preocupa a indústria cervejeira irlandesa, os fornecedores da cervejaria e, claro, os apaixonados pela Dry Stout mais famosa do mundo.

"Qualquer atraso na cadeia logística, mesmo que seja de apenas uma hora, causará um custo extra de cem euros por caminhão", diz Callan.

O que isso quer dizer?

A marca Guinness é de propriedade da gigante Diageo que, segundo a AFP, parece sólida o bastante para absorver o impacto, mas John Kennedy, presidente da Diageo Europe também afirma que as mudanças podem ser "um fardo pesado" para os fornecedores.

Para o consumidor, o aumento nos custos de produção vai chegar no bolso de quem adora a cerveja escura.

Você imaginava que o Brexit poderia chegar ao seu copo?

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.