Topo

Siga o Copo

Anthony Bourdain só disse verdades ao rejeitar a chatice cervejeira

Juliana Simon

14/06/2018 11h14

Passada quase uma semana da morte de Anthony Bourdain, parece chover no molhado mencionar com o que ele contribuiu para os que amam uma boa mesa. No campo cervejeiro, no entanto, o chef, escritor e apresentador nunca foi uma unanimidade, principalmente por suas críticas ferrenhas aos "cervejochatos".

Declaradamente um não-apaixonado por cerveja e tudo o que envolve a bebida, ele botou fogo no parquinho dos esnobes em uma polêmica entrevista ao Thrillist, em julho de 2016.

O que se lê, porém, é que muitas frases que podiam fazer qualquer cervejeiro odiar o homem, deveriam estar escritas nas paredes dos botecos, aos bares, até os sagrados pubs:

Sobre deixar de beber para "girar e cheirar copinho"…

"Eu gosto de beber cerveja. Se você me trouxer uma boa cerveja artesanal, vou gostar, mas não vou analisar"

Sobre os bares cervejeiros…

"(…) olhei a minha volta e o lugar estava lotado de pessoas com cinco copos pequenos à frente delas, cheios de cervejas diferentes, tomando notas. (…) Isso não é o que um bar deveria ser. Um bar é um lugar para ficar um pouco tonto, com os sentidos agradavelmente confusos, se divertir e interagir com outras pessoas, ou tomar más decisões, ou se sentir mal sobre sua vida. Não é para sentar e ficar analisando a cerveja. Isso é antiético".

Sobre a encheção de procurar o raro, o caro e o – talvez – mais ou menos…

"Sabe, eu não andaria 10 quarteirões para ir a uma microcervejaria onde eles fazem alguma merda de Mumford and Sons IPA".

E a clássica: "Esses nerds da cerveja são fodidamente impiedosos" (em tradução mais do que livre)

Chatos apontando chatos

Na época, muita gente ficou meio braba, apontando que a postura apaixonada que o chef tinha pela comida, os cervejeiros tinham pela bebida. Mas não te faz pensar um pouco, cervejeiro?

Com o jeito de apontar o dedo na cara de nossas piores chatices, ele conquistou o respeito de nomes como Garrett Oliver, que lamentou a morte do chef em seu Instagram, e de muitos pentelhos do malte num fórum do Beer Advocate.

A verdade é que se você já foi o chato do churrasco ao levar "sua cerveja especial", se já arrastou pessoas para "estudar cerveja" sendo que poderia estar só bebendo bonito e gostoso (culpada o/) ou se vive torrando o saco de geral com aquela saga para pegar aquela gotinha que engoliu o salário de um mês, perdoa, mas Bourdain estava certo.


Quer acompanhar tudo sobre este blog e o mundo das cervejas? Segue a gente no Instagram (@sigaocopo), Facebook e Untappd

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.