Topo

Siga o Copo

Cigarro com lúpulo (e sem nicotina) está entre novidades do Mondial

Juliana Simon

14/08/2019 09h59

Não sei não, mas parece que o lúpulo vai mesmo dominar o mundo. "Temperinho" da cerveja, ele pode estar na água, no kombucha, no café, em produtos de beleza e até mesmo no travesseiro.

Desta vez, porém, ele chega para dar um toque cervejeiro aos apaixonados por… fumaça. Uma das expositoras da 7ª edição carioca do Mondial de la Bière, a cervejaria mineira Backer vai levar ao público as bebidas e um cigarro de palha artesanal de ervas cervejeiras.

Veja também

Batizado de 3 Lobos (como a premiada pilsen com açúcar mascavo),  o "cigarro com cerveja" não tem nicotina, presente na folha do fumo. No lugar dela, entram flor do lúpulo, erva cidreira, coentro, e hibisco.

Curiosidade: o lúpulo é da família das canabáceas e tem como "prima famosa" a cannabis sativa.

É para degustar ou para beber?

Com atrações gastronômicas, musicais e culturais (como um concurso de foto), é fácil esquecer que se trata de um evento para curtir, mas também para explorar o mundo cervejeiro com mais atenção.

Como no ano passado, o festival terá os copos de vidro terão duas marcações: de 100 ml e 200 ml. Agrada quem é de "encher a lata" e não prejudica quem quer realmente saborear a cerveja. Lembrai que desde o erro de marcação em 2017 (em que 125 ml comportava, na verdade, 100 ml), estamos todos mais de olho nesse quesito.

O Mondial de la Bière Rio

Idealizado no Canadá há 25 edições, e no Brasil desde 2013, o Mondial de la Bière chega à sua sétima edição no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo. Entre 4 e 8 de setembro os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá receberão mais de 100 cervejarias nacionais e internacionais.

Já no primeiro dia os visitantes ficam sabendo os vencedores do MBeer Contest Brazil e neste ano mais novidades, como a Mondial Craft Village, que apresentará outros produtos artesanais, como destilados, kombucha, café, queijos entre outros.

Serviço

Data: 4 a 8 de setembro de 2019.
Horário: 4, 5 e 6 de setembro: 16h à 0H | 7 de setembro: 14h à 0h | 8 de setembro: 12h às 21h.
Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro.
Ingressos: Entre R$ 45,00 e R$ 120,00. Vendas pelo site.
ATENÇÃO: ingressos para sábado, 07/09, esgotados.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.