Topo

Siga o Copo

Cerveja com “fada verde”? Absinto inspira sabor de nova IPA

Juliana Simon

11/03/2019 11h07

Camisa de força veste a IPA LOKA, última criação da Way com um toque do icônico absinto

Uma das bebidas mais lendárias da história acaba de entrar com um pezinho nas cervejas nacionais. A curitibana Way Beer, mais uma potência da criatividade cervejeira por aqui – foi lá na boemia dos séculos 19 e início do 20 para criar uma India Pale Ale com toque do polêmico absinto.

É a losna (ou Artemisia Absinthium), que serve como base do destilado conhecido como "fada verde", que dá o amargor peculiar à IPA LOKA – nome propício uma vez que a "bebida-inspiradora" foi a perdição de viagens lisérgicas de grandes mentes como Aleister Crowley, Ernest Hemingway, Baudelaire, Rimbaud, Van Gogh, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe.

Veja também

Só em 1912, a França produziu 220 milhões de litros de absinto. Bebia-se tanto que a hora do consumo foi apelidada de "hora verde", entre 17h e 19h. Anos depois, foi proibida a venda da bebida em boa parte do mundo. E foi essa história e o sabor peculiar da erva que inspiraram Alessandro Oliveira, mestre cervejeiro da Way.

É cerveja de absinto?

Não. E sorte nossa, cervejeiro. Enquanto o destilado tem teor alcoólico entre 56% e 70% (!), a prima maltada é bem mais singela nesse quesito (6,6%).

Para quem estiver curioso para a mistura entre as bebidas, a L'or Special Drinks da República Tcheca fez uma Absinth Beer. Pelo Rate Beer, parece que a combinação não fez lá muito sucesso.

E o que a IPA LOKA tem?

O perfil sensorial da Artemisia é um amargor levemente adstringente na boca e no aroma um herbal que lembra muito camomila e chá verde. Tudo muito fresco, que combinou muito bem com o aroma de lúpulo.

Bebedores verão fadas verdes?

Alessandro explica que no processo de produção não há extração de tujona – o composto químico que provoca as alucinações do absinto -.

"Quanto aos bebedores verem fadas verdes, iremos acompanhar atentamente os relatos HAHAHAHA", alerta Alessandro.

Onde provar?

Inicialmente, a IPA LOKA está disponível em chope na região de Curitiba. A partir de 25 de março, as garrafas chegam aos pontos de venda cervejeiros pelo Brasil por R$ 10,20 (355ml) e R$ 12,80 (600ml). Mais informações pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

*Este blog sai para merecidas férias até o final de abril <3

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.