Topo

Siga o Copo

IPA não é tudo igual! Conheça as variações e não passe aperto no bar

Juliana Simon

28/01/2019 09h19

Todo bebedor de cerveja já entendeu: IPA faz sucesso. Hoje em dia, porém, encontramos todo tipo de variações do estilo pelos bares e bate aquela dúvida: qual eu escolho?

Spoiler: não é tudo a mesma coisa ou jogada de marketing.Se você tem dúvidas sobre qual IPA pode agradar mais seu paladar ou combinar com o momento, o Siga O Copo ajuda você ;).

A aclamada India Pale Ale tem, já de cara, duas importantes e tradicionais variações:

… pode ser American: com lúpulos com jeitinho mais puxado para cítricos, como limão, maracujá e lima, ou frutas tropicais, como manga;

ou English: que também pelos lúpulos tem aromas e sabores mais herbais e terrosos.

Ainda sobre lúpulos, outras variedades surgem de acordo com a "força" do amargor – os IBUs:

… viu uma Session IPA? Ela ainda tem o lúpulo como "carro-chefe", mas é menos amarga e menos alcoólica (não passa de 5% ABV) que uma IPA normal.

Se, pelo contrário você, viu uma Double ou Imperial IPA, prepare-se: são bombas de amargor e mais alcoólicas que as IPAs, chegando a mais de 10% ABV.

As que "abalaram estruturas"

Mais recentemente, passamos por duas febres de mais dois tipos de IPA: as NEIPA e as Brut IPA.

As New England – também chamadas de Juicy IPA ou Hazy IPA – são diferentes de uma IPA normal em visual (bem mais turvas) e no gole, que tende a ser mais "aveludado". Para muita gente lembra um suco de IPA – cabe ao bebedor achar isso uma delícia ou não.

(Uma curiosidade: o mestre Garrett Oliver já cutucou o estilo. Para o cabeça da consagrada Brooklyn Brewery, NEIPA é "modinha" de rede social e deve ir embora rápido, como as Black IPAs… COM TODO RESPEITO, mas sei não hein, Garrett…)

Já as Brut contam com um toque quase frisante por terem aquele fim de gole que puxa na boca, bem seco.

Não é ale, mas é IP…

A gente já explicou em outro post o que é ale e o que é lager. Lembrando disso, outro estilo que parece IPA em muitos sentidos, mas o corpo é bem mais suave e o álcool mais reduzido são as India Pale… Lager 🙂

IPAs coloridas

Outro pedaço da palavrinha que muita gente muda é o "Pale", que quer dizer claro. Por aqui, o exemplo mais encontrado é Black IPA, que leva maltes mais tostados. Outros exemplares são Red IPA e até White IPA.

Todo o tempo surgem novas loucuras com esse amado estilo, mas sabendo um pouco do básico, já dá para abraçar seu chope, garrafa, growler da IPA que mais fizer a sua cabeça.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram, Facebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.