Topo

Siga o Copo

A história (e as receitas) do aperitivo famoso nos copos de 007 a Hannibal

Juliana Simon

11/01/2019 08h40

Estrela francesa do mundo dos drinques, o Lillet tem uma história que vai lá do fim do século 19 até referências pop mais recentes, como James Bond e Hannibal Lecter.

Criado em 1872, na cidade de Podensac, o aperitivo doce com final refrescante é uma mistura de vinhos especiais com frutas maceradas: laranjas doces da Turquia, Espanha ou Marrocos, laranjas amargas do Haiti e quinino da América do Sul. A combinação ainda fica cerca de um ano em barris de carvalho.

Veja também

Bebida pop

O que pode atrair muita gente é lembrar que Lillet já foi estrela de cinema em copos de personagens famosos.

No drinque "Vesper", a bebida acompanhou James Bond em "007 Cassino Royale": nos cinemas, com Daniel Craig, e na literatura, por Ian Fleming.

Em "Hannibal", o personagem Hannibal Lecter serve a bebida com uma rodela de laranja e gelo.

Lillet também circulou pelas rodinhas sociais estreladas. Na década de 50 ganhou o mercado americano e era considerado a bebida preferida da ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy. Gosto compartilhado pelo estrelado chef Alain Ducasse, colecionador de estrelas Michelin que tem ele como seu aperitivo preferido.

História de 146 anos

Do nascimento na região de Bordeaux à conquista de cartas de drinques pelo mundo, o Lillet foi ganhando espaço nas referências da coquetelaria:

Em 1926 com uma receita no The Cocktail Book;
Em 1930, no The Savoy Cocktail Book, com mais de 21 receitas;
Em 1932, 24 receitas publicadas no Café Royal e 39 no Difford's Guide.

Da Alemanha, passando pela terra-natal França e chegando aos Estados Unidos, principalmente em Nova York, o aperitivo francês é queridinho de bartenders e mixologistas desde então.

… e no Brasil?

Lucas Albuquerque, responsável pela marca por aqui, conta que a bebida chega ao país para um verão sofisticado. "O Lillet é ideal para um happy hour com amigos, um dia de piscina ou passeio de barco".

Por aqui, a bebida pode ser encontrada nos principais bares e restaurantes de São Paulo, como no Hotel Four Seasons, Baretto e Londra (do Hotel Fasano), Frank Bar, Nobu, Chef Rouge, Apothek, Esther Rooftop, Axado Bar e outros, com valor sugerido de R$119,90.

Para não ficar um papo "à seco", o Siga o Copo também dá três receitas para conhecer o Lillet.

Três receitas para provar o aperitivo:

Lillet Vive

50ml de Lillet
100ml de tônica

Para decorar:
uma fatia de pepino
uma fatia de morango
um raminho de hortelã

Vesper

60 ml de gin
20 ml vodca
10 ml de Lillet

50/20

50ml de Lillet
20ml do gin Plymouth
com pedra de gelo

 

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.