Topo

Siga o Copo

“O que é lúpulo? “ é 3ª pergunta mais buscada de 2018 e… temos a resposta

Juliana Simon

12/12/2018 10h35

 

Eis que hoje o Google divulga a lista das maiores buscas do ano e na parte brasileira "O que é lúpulo?" aparece em terceiro lugar! O que é extremamente positivo para qualquer cervejeiro apaixonado, pois MAIS GENTE QUER CONHECER NOSSA SAGRADA PLANTINHA!

Lúpulo também foi o tema do ano neste blog, que fez muuuuuita coisa sobre ele e pode ajudar você, leitor, a saber cada vez mais sobre as maravilhas do tempero da cerveja.

Começando pelo básico, temos um guia bem simples para entender um monte. Neste link aqui, você pode entender o que é, para que serve e ter ideia de algumas variedades do lúpulo.

Este blog foi conhecer as mágicas plantações de lúpulo na região de Munique, na Alemanha, mas, o mundo está repleto de novidades e produções da planta em lugares bem menos tradicionais, como Argentina, Nova Zelândia e países africanos – nas mãos de uma confraria feminina (que orgulho).

Aliás, aqui a gente contou que graças às meninas – especificamente a uma monja – essa planta foi descoberta e utilizada na produção de cerveja lá na Idade Média.

(Crédito: Divulgação/Anheuser-Busch InBev)

E não pode tomar cerveja, mas está doido para conhecer o sabor e as nuances? Tudo bem! Tem café, água, chá… tudo lupuladinho.

"O que é lúpulo?" é só o começo para a descoberta de um mundo, leitores. Que venha 2019.

COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em InstagramFacebook e até no Untappd.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.