Topo

Siga o Copo

Mé de Dia dos Pais: como Mussum inspira cervejas e brassaria do filho

Juliana Simon

10/08/2018 09h46

Sandro Gomes, filho de Mussum e fundador da Ampolis (Crédito: Diogo Mello )

Presentis são bacanis, aquele almoçis especiaizis, as mensagis de amorzis, mas o mé… ah, o mé.

Nesse Dia dos Pais, o Siga o Copo resolveu contar uma história de um pai que o Brasil inteiro amou durante décadas e que inspirou um filho a eternizá-lo da melhor forma: como cerveja.

Desde 2013, Sandro Gomes, filho do Mussum, conduz a Brassaria Ampolis e a história do humorista e músico só fez crescer.

"Sempre pensei em homenagear meu pai de alguma forma. Pensei num museu, num bloco de carnaval,até que conversando com meu amigo e cofundador da Ampolis, Diogo Mello, surgiu a ideia de criarmos uma cervejaria artesanal 'que fizesse um mé a altura do Mussum'".

O que tem de Mussum na Ampolis?

Para Sandro, cada rótulo carrega a criatividade, a vontade de fazer diferente, encantar e deixar as pessoas mais felizes do pai. "Pessoalmente, ainda existe o fato de ser uma forma de voltar a conviver com meu pai todos os dias", diz.

Sandro com Mussum e família

O representante da malandragem carioca dentro de "Os Trapalhões" foi muso-inspirador de rótulos com nomes impagáveis: a Vienna Lager "Birits", a Premium Lager "Cacilds", a wit "Ditriguis" e a Session IPA "Forevis".

"Todo o projeto tem a cara e a alma do Rio. O Mussum personifica como poucos tudo o que o carioca tem de bacana e esse astral está presente em todos os nossos rótulos", afirma Sandro.

A reação do público não poderia ser mais perfeits – quem consegue resistir ao vocabulário peculiarzis e aquele sorrisãozis no rótulo?. "É muito legal ver a alegria imediata que os produtos provocam nas pessoas, que é o mesmo efeito que o Mussum sempre causou", lembra Sandro.

O mé mais querido

O filho acredita que a cerveja preferida de Mussum dentro da Ampolis seria a que leva seu nome, a "Antonio Carlis". "Meu pai adorava cerveja escura e essa, modéstia a parte, está uma preciosidade", conta. Lançada em abril, a Imperial Stout será feita apenas uma vez por ano, no mês de aniversário do Mussum, com rótulos numerados.

Vai competir com um presentão de Dia dos Pais desse…

Quer acompanhar tudo sobre este blog e o mundo das cervejas? Segue a gente no Instagram (@sigaocopo), Facebook e Untappd

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.