Topo

Siga o Copo

Chope também tem seus segredos. Saiba como escolher o mais fresquinho

Juliana Simon

28/06/2018 09h16

Já demos aqui algumas dicas de como comprar uma cerveja mais frescas no mercado. Mas e se hoje é dia de chope, bebê? Sim, a cerveja não pasteurizada também tem seus segredos.

Para dar dicas bacanas sobre essa delícia espumada, fizemos uma perguntinhas para Marcelo Vodovoz, sócio-gerente do São Paulo Tap House – casa famosa na capital paulista por suas 40 torneiras.

Antes de qualquer dica, saiba que todo chope tem uma história. Produção, envase, transporte, engate nos taps, serviço…tudo interfere na qualidade da sua experiência na mesa de bar, caro bebedor.

Alow, cervejarias

O primeiro segredo do sucesso é contar, óbvio, com um produto bacana. Mas mesmo o melhor dos líquidos pode sofrer com temperatura e distância na hora de sair da fonte para o ponto de venda.

"Nesses últimos anos, o mercado se adaptou bastante a essa demanda por qualidade nos chopes e praticamente todos os nossos fornecedores mantêm seu estoque de barris refrigerado. Em 2015 e 2016 trouxemos muitos barris de outros Estados, mas eles nem sempre chegavam em ótimas condições, então, hoje, praticamente não fazemos mais isso, normalmente só compramos barris de outros Estados quando estas cervejarias já têm uma estrutura de logística aqui em São Paulo", diz Marcelo.

A não ser estilos mais potentes vindos por importadoras poderosas – refrigeração é cara -, grandes chances do melhor chope da sua vida não vir de além-mar #sódizendo.

Choperias e seus bebês…

Cuidar de barris de chope não é tarefa fácil, nem barata e nem pensar trabalhar com improviso. Câmara fria para todos os barris é o mínimo.

"Para o serviço, temos controladores de pressão individuais para cada linha, 2 gela copos e torneiras belgas, tudo isso ajuda a melhorar o serviço", conta Marcelo.

A dica de ouro, porém, vale tanto para bares quanto para você bebedor, que toma sua cervejinha na paz do lar. DEIXE SEU COPO BEM LIMPINHO 🙂. Resíduos de batom e detergente – percebidos pelas bolhas grudadas na parede do copo – são fatais para a espuma, só para começar…

No caso dos estabelecimentos, uma sanitização específica das torneiras também faz toda diferença. Marcelo conta que, como elas trabalham com cervejas de vários estilos e características, precisam de um cuidado especial e podem passar por uma "faxina" realizada por empresas especializadas.

Seu chope Pilsen tá meio com gosto de fruta? Sua Red Ale tá meio Sour? Hmmm…chama o gerente, que essa torneira ainda tá agarrada nas cervejas passadas…

De olho no seu chope

Na hora de encostar seus cotovelos no balcão de uma choperia, observe: seu chope pode estar sendo assassinado bem na sua frente. Existe um serviço ideal para retirar a bebida da torneira e é ele que garante a espuminha na medida certa para manter a temperatura e nada de contaminação do chope por "chuchada".

Marcelo entrega o serviço nota 10: "sem encostar o bico da torneira dentro do líquido que já está no copo e deixar o colarinho na altura certa (normalmente dois dedos, dependendo do tamanho do copo)".

(Mil pontos para os bons "tiradores de chope". É um trabalho que requer prática e uma santa habilidade).

Em resumo…

Sentou na mesa sabendo que seu chope chegou e foi mantido fresquinho? O copo tá limpo e a espuma linda? Sentiu exatamente o que a bebida propõe? Saúde 😉

Quer acompanhar tudo sobre este blog e o mundo das cervejas? Segue a gente no Instagram (@sigaocopo), Facebook e Untappd

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.