Topo

Siga o Copo

Do chocolate ao bacalhau, não faltam harmonizações de cerveja na Páscoa

Juliana Simon

28/03/2018 09h56

Quando o mestre Garrett Oliver – maior autoridade em harmonizações com cerveja – diz que a bebida combina com tudo e mais um pouco, acredite. E nem mesmo a época do coelhinho fica de fora.

(E não, este não é mais um post sobre "chocolate com Porter ou Stout")

Veja também

Vai ter cerveja com chocolate…

Não abre mão do tradicional chocolate ao leite? Maravilha. Para quebrar o dulçor que tal dar um toque amendoado? Para isso, vale combinar, por exemplo, com uma Doppelbock – que ainda tem um álcool que dá uma boa limpada na gordura do doce.

Se prefere chocolate branco, sem problema. Que tal acrescentar condimentado e frutado leves ao doce? Para isso, vai de Witbier.

Já se você não dispensa chocolate amargo, a pedida é dar um toque mais doce e aveludado. A sugestão é uma boa English Barley Wine, que conta com lúpulos mais terrosos que a versão americana e é garantia de amor eterno, amor verdadeiro.

Não faltam opções para chocolates com, por exemplo, toques de frutas, como cereja ou framboesa. Para quem quer sentir mais o doce, a pedida é uma Kriek Lambic. Já para os mais ousados, que adoram uma acidez nas cabeças, a pedida é uma Red de Flanders.

Para chocolates com gianduia ou a creme de avelã, existem cervejas com tostas interessantes ou experiências para potencializar o doce. Se você prefere a primeira opção, vai de Porter. Se gostou mais da segunda, aposte na Dubbel belga.

…e com colomba pascal…

 

Não tem muito segredo para o "panetone da Páscoa": cervejas de trigo, Tripel e até uma cervejas champenoise têm frutado e condimentado suficientes para "arredondar" o bolo, equilibrando açúcar, massa e as frutas cristalizadas.

… e com bacalhau também!

 

Não vamos deixar o peixe mais querido da Páscoa de fora, não! O ideal para equilibrar o sal e a gordura do prato é dar um toque maltado, sem exagerar no amargor. Bitters ou uma Pale Ale inglesa ou mesmo uma Amber Ale podem tornar tudo mais interessante.

****

Vale o mesmo recado do Natal: com exceção das champenoise, kriek e barley wine, todos os outros estilos citados são encontrados até em redes de supermercados, seja por cervejarias nacionais ou exemplares importados. Mas vale sempre dar um pulinho nas lojas especializadas e pedir indicações de rótulos bacanas para se aventurar pelo universo cervejeiro.

****

Esta blogueira sai de férias e volta em maio 😉

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.