Topo

Siga o Copo

Nem toda cerveja escura é "forte" e ela combina, sim, com o verão

Juliana Simon

08/01/2018 10h42

Por muito tempo cerveja escura foi associada a muito álcool, como as Bock, ou "bebida docinha", como as Malzbier. Bééééééééééééé….

Ledo engano. Na infinidade de estilos é possível perceber que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Cor não quer dizer potência…

A cor da cerveja é determinada pela tosta do malte: quanto mais tostadinho, mais escura será a cerveja. E o álcool nem entra nessa história.

Em termos sensoriais, a tosta faz MUITA diferença. As cervejas mais claras podem ter aroma e gostinho que remetem a casca de pão, as mais avermelhadas chegam a um caramelo, as marrons podem lembrar pão preto e até amêndoas, até chegar as pretas – que podem ganhar toques de turfa até café coado ou expresso.

(E não são só estas as variações: existe cerveja que lembra ATÉ BACON (as desafiadoras Rauchbier), mas esta é história para outros posts)

Como para toda regra há uma exceção, nas potentes belgas Dubbel e Belgian Strong Dark Ale o escuro não vem de maltes torrados e sim do candy sugar escuro, que deixa a cerveja bem marrom, mas com notas de caramelo e uva passa. E aqui entram as famosas malzbier, que são coloridas artificialmente por corante caramelo ou xarope de açúcar – o que faz bebidas docinhas, escuras, mas não lá muito emocionantes.

Mas existe escura menos alcoólica?

Opa…muitas! Entre as marronzinhas ou pretinhas que não dão aquele calor do álcool estão, por exemplo, as lager (LAGERS ESCURAS!!! OMFG!) Dunkel e Schwarzbier alemãs, encontradas facilmente por aqui, têm variação alcoólica de 4,4% a 5,6%!

Se você é fã de cervejas de trigo, a versão escura chamada Dunkel Weizen chega, no máximo, a 5,6% de álcool.

Se a ideia é provar estilos mais complexos, amargos, mas ainda com teor alcoólico médio, vale apostar nas Brown Ale (que podem ser levemente tostados como as inglesas, ou com amargor evidente como as americanas), com 4,2% a 6,2% ABV. E não pense que toda Porter e Stout são sempre potências alcoólicas: uma Robust Porter chega a, no máximo, 6,6%, enquanto uma Dry Stout – para os apaixonados pela tradicional Guinness – não passa de 5%.

Então, sim… pode ser sua cerveja de verão! (Para comparar, uma American Lager, a boa e velha "cerveja do churras", chega a 5,6%). Se não tem tanto álcool, ninguém passa calor… e pode curtir uma cervejinha escura até neste país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Uma dica de ouro? Como a gente adora um churrasco regado a cerveja, combinar os estilos tostados à carne caprichada na brasa é amor eterno, amor verdadeiro.

Quer saber o que esta blogueira anda bebendo? Me segue no Untappd 😉

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.