Topo

Siga o Copo

“Só bebo ‘puro malte’”... isso quer dizer que você está bebendo bem?

Juliana Simon

18/12/2017 09h27

Nas prateleiras do mercado, nas campanhas da TV, nas mesas de bar… não é difícil encontrar nos rótulos e nas bocas dos consumidores duas palavrinhas: "PURO MALTE".

Como tantos mitos que rolam por aí, é bem comum achar que levar isso na estampa é sinal de cerveja MELHOR DA VIDA, mas a realidade é bem menos emocionante.

Ser "puro malte" nada mais é que levar em sua fórmula 100% de cevada maltada como fonte de açúcares, segundo a legislação brasileira. Ou seja, nada de adjuntos. Optar por uma Lager Puro Malte – ou as Premium American Lager – quer dizer isso: uma cerveja de corpo ainda leve, de amargor ainda baixo, de sabor ainda suave, em comparação à verdadeira Pilsen.

Só tomo "puro malte". Sou o bambambã da mesa de bar?

Não, cervejeiro. Não se deixe levar pela voz macia do galã, dizendo que a "puro malte" é o máximo da delícia cervejeira. Se ser puro malte chuta os polêmicos milho e o arroz das American Lager, tema já profundamente abordado neste blog, também deixa de lado uma infinidade de ingredientes usados e abusados na produção artesanal.

"Impuras" fundamentais

Até os alemães, donos da Lei da Pureza – a que, inicialmente, defendia o uso de água, levedura, lúpulo e malte de cevada e nada mais – e conhecidos pela qualidade excepcional de suas criações, deram suas deliciosas "fugidinhas" com as tradicionalíssimas cervejas de trigo, as salgadinhas Gose e as ácidas Berliner Weisses.

Ficar só nas "puras" deixa de lado também as que levam centeio ou aveia, as doces e alcoólicas belgas, que levam frutas, candy sugar (sim, açúcar) em sua formulação, as selvagens lambics com cerejas e framboesas, as witbiers com sementes de coentro e cascas de laranja, fora as aventuras tupiniquins com rapadura, jabuticaba, coco, pitanga…

Você está mesmo disposto a ignorar um universo em nome da "pureza das galáxias"?

 

Quer acompanhar tudo sobre este blog e o mundo das cervejas? Segue a gente no Instagram (@sigaocopo), Facebook e Untappd

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.