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Siga o copo (de uísque!); destilado está ganhando o público feminino

Juliana Simon

11/11/2017 10h16

Uísque já não é mais território exclusivamente masculino e está conquistando as mulheres (Getty Images)

Tão fascinante quanto nossa paixão lupulada, a cerveja, estão outras bebidas cheias de histórias, particularidades e fãs ferrenhos. Esse é o caso do uísque.

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Mas quem está segurando o copo do destilado atualmente? Como na cerveja, a presença masculina no mundo "uisqueiro" é prevalente, mas as mulheres (de novo elas? Sim, de novo e sempre) estão conquistando seu espaço também aí.

Segundo dados do Business Travel Scotland, no comparativo de um ano (jul/16 – jul/17), o consumo de uísque entre elas aumentou mais que entre os homens (3%). Além disso, hoje as mulheres são responsáveis por 36% do consumo mundial da bebida, de acordo Tom Micro – Issue Marplam.

Porém, será que as marcas do destilado se dedicam para conquistar de vez suas fãs?

Heroína do "keep walking"

Contrariando a tendência de colocar a bebida como um símbolo de masculinidade, o vídeo Trilho, da Johnnie Walker, mostra uma mulher como protagonista de uma campanha de uísque pela primeira vez e com outro conceito da marca – o "próximo passo começa com você".

Álvaro Garcia, diretor de marketing da Diageo (a empresa-mãe da marca), conta que o cenário está mudando e que, lá fora, há clubes de apreciadoras da bebida se reunindo e movimentando esta tendência de ampliação do público consumidor.

E elas não estão somente do lado de fora dos balcões de bar. O Johnnie Walker Blenders' Batch Red Rye Finish, lançado recentemente, por exemplo, foi feito pela master blender, Emma Walker – sim, o sobrenome famoso é da herdeira do legado da marca de 200 anos.

Sobre a campanha citada acima, Álvaro comenta que este é o melhor momento para colocar mulheres à frente. "O filme retrata a transformação que a marca e o mercado estão vivendo e nada como o líder da categoria para mudar o status quo e acompanhar a evolução cultural do consumo", diz.

Álvaro Garcia, diretor de marketing da Diageo, e Lucca Campolina, embaixador da Jameson

Conquista pelos drinques

Para Álvaro, a volta de drinques clássicos, como o Old Fashioned, Manhattan e tendências como o Whisky Sour" também colaboram para a entrada da bebida nos copos delas.

Lucca Campolina, embaixador da Jameson concorda e acredita que, no caso da marca que representa, a adesão é ainda maior por se tratar do exemplar irlandês do destilado, mais suave, com maior de drinkability e ideal para o mundo da coquetelaria.

Ele lembra que no Bartender's Ball 2017, uma competição de coquetelaria promovida pela marca, Stephanie Marinkovic, bartender do Espaço 13, ficou entre os 3 primeiros colocados de uma seleção de mais de 40 profissionais. Neste campo, outro destaque é a bartender carioca Alice Guedes, do Guarita Bar, outra mestra nos drinques elaborados com o destilado.

Palavra dela

Mas quem melhor para falar de mulher no mundo do uísque que uma… mulher do mundo do uísque? Marina Rufino, embaixadora de Chivas, também deu seu parecer sobre a quantas anda o destilado no público feminino e as notícias são ótimas.

"Esse número tem crescido e nós enxergamos um potencial maior ainda no futuro para este público", diz.

Apesar disso, nem mesmo uma especialista no assunto passa pelo bar sem enfrentar uma "machismo básico". "Eu, como apreciadora, já vivi situações em que o garçom entregou o coquetel para mim e o uísque para o homem que estava à mesa", conta.

Marina Rufino, embaixadora de Chivas

E por isso Marina acredita que o momento de desmistificar que o destilado é uma bebida masculina já chegou. "Queremos falar com essas mulheres, apresentar o mundo do uísque e a infinidade de possibilidades de consumo", diz.

Sobre a autora

Juliana Simon é jornalista do UOL, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Sobre o blog

O Siga o Copo é espaço para dicas, novidades e reportagens para quem já adora ou quer saber mais sobre o universo cervejeiro e de mais bebidas.